terça-feira, 30 de outubro de 2012

RECONHECENDO O TEMPO DO FIM – PARTE 3


2013: CARROS SERÃO RASTREADOS  POR UM CHIP OBRIGATÓRIO NO BRASIL
 
 
 


 

O governo federal regulamentou, nesta sexta-feira, o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav), uma espécie de "Big Brother" que vai observar os 73 milhões de veículos do país, a partir do ano que vem. Com o dispositivo, que será obrigatório e ficará instalado nos para-brisas dos veículos, excessos de velocidade e circulação em locais proibidos serão monitorados por antenas espalhadas por ruas e rodovias. O objetivo é também reprimir o furto e o roubo de automóveis e cargas.

A partir de janeiro de 2013, os motoristas serão convocados pelo Detran a instalarem a placa com o chip de rastreamento. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o custo será de R$ 5, e o pagamento será feito com a taxa de licenciamento anual (vistoria). O prazo de instalação em toda a frota — no Estado do Rio de Janeiro há cinco milhões de veículos — vai até 30 de junho de 2014.
Caso o veículo não tenha o chip, a antena não registrará a passagem do veículo, e uma blitz policial poderá punir o condutor. A infração será grave (multa de R$ 127,69, com perda de cinco pontos na carteira), com retenção do veículo. Em caso de roubo, serão emitidos alertas para facilitar as buscas. A placa também poderá ser usada para cobrança de pedágio.
 


Um comentário:

  1. estamos em julho de 2014 e nada foi feito. Brasil, cria as leis e não cumpre. Estamos de fora???

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM VINDO