“E proferirá palavras
contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os
tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a
metade de um tempo.” Daniel
7:25
O Naw-Rúz do
ano 172 da Era Bahá´í será um marco para toda a humanidade. A partir dessa data
o Calendário Badí’ será efetivamente implementado e seguido por bahá’ís do
mundo todo, o que permitirá, entre outras coisas, que o ocidente e o oriente
possam celebrar os dias sagrados conjuntamente.
Segundo
carta enviada pela Casa Universal de Justiça em julho desse ano a
adoção de um novo calendário é um símbolo do poder da Revelação Divina para
transformar tanto a percepção humana quanto a realidade material, social e
espiritual. Além disso marca os momentos sagrados e promove uma reflexão acerca
do lugar da humanidade no tempo e no espaço.
A
implementação de um calendário único, que independe da origem e da tradição
religiosa de cada indivíduo representa um divisor de águas, um passo rumo a
unidade da humanidade. O ano 172 da Era Baháí representa um período em que a
Comunidade Bahá’í começa a firmar raízes na sociedade, raízes realmente fortes
no mundo todo. É possível perceber um amadurecimento, uma dinâmica de ação e
reflexão que funciona, o aprofundamento para gerar atividades que promovam a
transformação social. As pessoas começaram a entender o que é a contribuição
bahá’í para os discursos da sociedade e o calendário faz parte desse processo.
As provisões
do calendário Badí’ foram colocadas em vigor ao longo do tempo. O Báb
apresentou o calendário e sua configuração. Bahá’u’lláh fez esclarecimentos e
acréscimos. ‘Abdu’l-Bahá elucidou certos aspectos e, sob a direção de Shoghi
Effendi, foram tomadas providências para sua adoção no Ocidente. Contudo,
ambiguidades relacionadas a algumas datas islâmicas e gregorianas, além de
dificuldades na correlação entre observâncias históricas e eventos
astronômicos, deixaram questões a serem resolvidas pela Casa Universal de
Justiça, destacando-se três que requerem esclarecimentos para a uniforme
aplicação do calendário: o modo de determinação do Naw-Rúz, o ajuste do caráter
lunar dos Sagrados Aniversários Gêmeos dentro do ano solar, e a indicação
precisa dos Dias Sagrados dentro do calendário Badí’.
Teerã, local
de nascimento de Baháulláh, foi definido como base para a reaização de cálculos
astronômicos que determinaram o momento do equinócio vernal no hemisfério norte
e consequentemente o dia do Naw-Rúz. A celebração do ano novo bahá’í será
utilizada para estabelecer o alinhamento de outros calendários com o calendário
Badí’ e o número de dias do Ayyám-i-Há irá variar de acordo com o período do
equinócio vernal. Calendários contendo esses ajustes para os próximos 50 anos
foram preparados pelo Centro Mundial e serão enviados às Assembléias
Espirituais Nacionais. Em 2015 a data será celebrada em 21 de março.
Considerando
esses cálculos, a partir do ano que vem o Nascimento do Báb e o Nascimento de
Bahá’u’lláh serão comemorados no primeiro e segundo dia após o advento da
oitava lua nova depois do Naw-Rúz. Isso resultará no deslocamento dos
Aniversários Gêmeosa cada ano entre os meses de Mashíyyat, ‘Ilm e Qudrat do
calendário Badí’, ou entre outubro e novembro do calendário gregoriano,
utilizado no Brasil. No próximo ano, o aniversário do Nascimento do Báb será no
dia 10 de Qudrat e o aniversário do Nascimento de Bahá’u’lláh no dia 11 de
Qudrat.
Os demais
Dias Sagrados foram fixados dentro do calendário solar de acordo com as
declarações de Bahá’u’lláh, ‘Abdu’l-Bahá e Shoghi Effendi. Naw-Rúz, 1 de
Bahá; o Festival do Ridván, 13 de Jalál a 5 de Jamál; a Declaração do
Báb, 8 de Azamat; a Ascensão de Bahá’u’lláh, 13 de Azamat; o Martírio do Báb,
17 de Rahmat; o Dia do Convênio, 4 de Qawl; e a Ascensão de ‘Abdu’l-Bahá, 6 de
Qawl.
O
calendário Badí’ é um calendário solar com 365 dias. Os anos são compostos por
19 meses de 19 dias cada, adicionado a um período chamado "Dias
Intercalares"(são 4 dias, e 5 quando é ano bissexto), entre o 18° e o 19°
mês (26 de Fevereiro a 1 de Março). O Calendário bahá'í foi instituído pelo
Báb, posteriormente confirmado por Bahá'u'lláh. Cada mês possui um nome
específico, ressaltando alguns dos atributos de Deus.
http://www.bahai.org.br/noticias/implementacao-do-calendario-badi-um-marco-para-comunidade-internacional-bahai
Qual palavra foi proferida por Baha u llah contra o Altíssimo?
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