domingo, 8 de dezembro de 2013

SOMOS A ÚLTIMA GERAÇÃO – PARTE 4




A última geração também começou com um nascimento, que foi o nascimento do Israel moderno em Maio de 1948, como povo restaurado à sua própria terra. Isto fornece-nos um ponto de partida fixo para uma geração que terminará em Maio de 2018. Há várias profecias sobre a restauração de Israel do seu exílio internacional: “Assim diz o Senhor Deus: Eis que Eu tomarei os filhos de Israel de entre as nações para onde quer que tenham ido, e os juntarei de todas as partes e os levarei à sua terra” (Ezeq. 37:21). 


"O Senhor “levantará uma bandeira entre as nações e juntará dos quatro cantos da Terra os desterrados de Israel e os dispersos de Judá” (Isaías 11:12). “Os dias estão perto – diz o Senhor – em que porei fim ao cativeiro do meu povo Israel e Judá, e os farei voltar à terra que dei a seus pais e a possuirão” (Jer. 30:3). 

Depois da restauração de Israel em Maio de 1948, a nação israelita cresceu mais, para se fortalecer para reconquistar a Velha Cidade de Jerusalém e a área da Margem Esquerda, que estavam ainda sob o controle da vizinha Jordânia. Isso aconteceu durante a Guerra dos Seis Dias em Junho de 1967. Do ponto de vista bíblico, nessa altura o jovem estado ainda não tinha atingido maturidade política pois não tinha ainda 30 anos. Esse ponto marcante foi atingido em 1978, data que também introduziu a última geração adulta de 40 anos. Pouco depois, em Agosto de 1980, Jerusalém foi restaurada à sua posição bíblica, e declarada a eterna e indivisível capital de Israel. O primeiro ministro transferiu nessa altura os seus escritórios de Tel Aviv para Jerusalém. 

O Senhor Jesus referiu-se claramente a esta última geração em Israel, nas Suas palavras em Lucas 21. No final dessa geração Ele vai regressar: “Jerusalém será pisada pelos gentios até ao fim do tempo dos gentios. E haverá sinais no céu, na lua e nas estrelas; e na Terra confusão entre as nações, perplexidade, o mar e as ondas rugindo…E então verão o Filho do Homem descer nas nuvens com poder e grande glória… De verdade Eu vos digo, esta geração não passará de forma alguma enquanto se não cumprirem todas as coisas”  (Lucas 21:24-32 – ênfase acrescentada). 

A última geração só poderia começar depois do longo período em que Israel estava disperso, e Jerusalém era pisada pelas nações. No princípio da última geração, a posição de Israel voltou àquilo que tinha sido séculos antes, no final da primeira geração. Em 70 AD, a nação foi dispersa para fora da sua  terra, mas em 1948 começou a regressar a ela. Em 70 AD, Jerusalém era apenas parcialmente uma capital judaica, pois o governador romano era a autoridade suprema da cidade. Em 1948 Israel apenas controlava a parte nova de Jerusalém e estava afastado da Velha Cidade, que é a Jerusalém bíblica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM VINDO