sexta-feira, 7 de março de 2014

REFUTANDO O PRÉ-TRIBULACIONISMO – PARTE 1

 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;” Mateus 24:4


Milhares de pessoas desaparecerão repentinamente. Carros se desgovernarão nas ruas quando seus motoristas forem arrebatados. Aviões cairão quando seus pilotos se “desintegrarem”. O plantão do Jornal Nacional interromperá a Sessão da Tarde, ou a novela das 8, para noticiar as diversas tragédias que ocorrerão ao redor do mundo.
Repórteres entrevistam esposos desesperados, dizendo que suas esposas desapareceram enquanto preparavam o jantar. Mães, aos prantos, dizem que viram seus bebês evaporarem em seus berços. Professores confusos pelo fato de pelo menos um terço de sua classe ter desaparecido. Um paciente, em pleno tratamento de canal, relata que ficou de boca aberta ao ver sua dentista flutuar e atravessar o teto do consultório, para nunca mais voltar. Um pastor atônito diz que percebeu algo estranho enquanto, entusiasmado, trovejava atrás de um púlpito seu mais novo sermão sobre os 5 Princípios Para uma Vida de Sucesso. Em todos os lugares, há relatos de pessoas desaparecendo. Por alguma razão, somente Brasília parece ter um dia normal.
Este é o cenário apocalíptico comumente pintado aos congregantes da maioria das igrejas de hoje. Livros e até mesmo filmes, como a série Deixados Para Trás, foram produzidos em torno destes relatos hollywoodianos. Diz-se que Jesus virá uma vez, secretamente, para arrebatar os santos e voltará uma vez mais, agora visivelmente e para reinar, após um período de sete anos denominado A Grande Tribulação.
É certo que Jesus voltará para nos resgatar, que haverá um arrebatamento e um período de tribulação pelo qual a terra passará. Algumas perguntas, no entanto, pairam no ar. Por exemplo, de onde se tirou a idéia de que Jesus voltará duas vezes – uma vez secreta e outra publicamente? Onde está escrito que a Igreja escapará da Grande Tribulação? Onde é que a Bíblia descreve uma tribulação de sete anos no final dos tempos? E, a prova dos nove: se dermos uma Bíblia a alguém que nunca tenha ouvido falar da teoria pré-tribulacionista, no final de sua leitura essa pessoa crerá em um arrebatamento pré-tribulacionista?
Ao longo desta série de artigos, veremos que não. Absolutamente ninguém que leia somente a Bíblia, sem as lentes da teologia dispensacionalista, chegará à conclusão de que a igreja será arrebatada antes da tribulação. Ninguém que leia somente as Escrituras poderá enxergar duas vindas de Jesus no final dos tempos. Mas, antes de começarmos a desconstruir esta doutrina, precisamos conhecer suas raízes.

Um comentário:

  1. Essa sim é a maior aberração bíblica que eu ja vi, so coloco um ponto final nessa doutrina, segundo o que pregam, haverá salvação durante a grande tribulação, aí eu pergunto, e quem é que vai ressucitar esse povo que morrer durante a tribulação sendo que Jesus já ressucitou os justos no arrebatamento? Aqui acaba tudo, não tem duas ressureições de justos e sim uma só, meus pesames pré-tribulacionistas!

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM VINDO