quarta-feira, 7 de maio de 2014

TRINTA SINAIS INEGÁVEIS QUE INDICAM QUE ESTAMOS NO FIM DOS TEMPOS - PARTE 3

A IGREJA DE LAODICEIA, OU A IGREJA DO FIM DOS TEMPOS

 Enfocando de forma muito superficial o Apocalipse e os incríveis eventos que ele descreve, podemos deixar de apreciar o surpreendente retrato da divindade e majestade de Jesus Cristo. Esta foi uma das razão por que a Igreja Católica suprimiu o livro durante séculos. Os clérigos podiam assim manipular mais facilmente as massas, retratando Jesus na forma que mais agrada a Satanás: como outra figura terrena, derrotada, que necessita da nossa piedade. A gloriosa verdade do fim dos tempos é que, a despeito de toda a carnificina e ira, ele culminará no retorno triunfante de Cristo.
Como o principal narrador, Jesus Cristo apresenta nas páginas do livro uma visão geral de toda a história da igreja, desde sua fundação até o tempo final. Ao mesmo tempo em que proclama Sua autoridade sobre a igreja, Ele faz uma avaliação do desempenho dela em cada um dos sete períodos históricos consecutivos. Essa avaliação é feita na forma de uma carta a cada uma das sete igrejas que existiam naquele tempo na Ásia Menor (região oeste da Turquia). Os eruditos bíblicos do passado não viram a conexão entre as sete igrejas locais e os sete períodos de tempo profético, mas os eruditos dos últimos cem anos concordam que era isto exatamente o que o Senhor tinha em vista. Esta interpretação é confirmada pelos eventos, em que o desempenho de cada igreja é totalmente consistente com a avaliação profética feita pelo Senhor Jesus.
Os sete períodos históricos desde a fundação da igreja e o fim dos tempos são os seguintes:
Igreja de Éfeso: anos 70-170 (duração: cerca de 100 anos).
Durante este período a igreja ainda estava tentando criar uma base sólida e evitar as heresias que a atacavam de todos os lados: "Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos... Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres." [Apocalipse 2:2,5].
• Igreja de Esmirna, anos 170-312 (duração: cerca de 142 anos).
Solidamente firmada, a igreja ficou exposta a uma pavorosa perseguição durante este período: "Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." [Apocalipse 2:9-10].
• Igreja de Pérgamo, anos 312-606 (duração: cerca de 294 anos).
Durante este período, a igreja perdeu muita de sua vitalidade, após a tomada do poder por prelados de alto nível hierárquico em Roma. Cristo se refere a isto como a doutrina dos nicolaítas (da palavra nikao, que significa conquistar, e laos, que significa povo; assim, as estruturas de poder em Roma oprimiam os fiéis: "Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio." [Apocalipse 2:15].
• Igreja de Tiatira, anos 606-1520 (duração: cerca de 914 anos).
O centro de poder em Roma estava agora dominando a igreja e corrompendo o verdadeiro evangelho. Ele também introduziu um rito de sacrifício que era pagão em sua natureza e estabeleceu um falso profeta como seu líder: "Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria." [Apocalipse 2:20].
• Igreja de Sardes, anos 1520-1750 (duração: cerca de 230 anos).
A igreja ficou moribunda durante este período. Até mesmo a Reforma, que deveria ter restaurado a verdadeira igreja de Cristo, esteve mais preocupada com as questões políticas: "E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto." [Apocalipse 3:1].
• Igreja de Filadélfia, anos 1750-1900 (duração: cerca de 150 anos).
A igreja rejuvenesceu durante este período, com a ampla disseminação das traduções fidedignas da Bíblia ("guardaste a minha palavra") e um acentuado aumento no evangelismo e na obra missionária: "Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." [Apocalipse 3:8].
• Igreja de Laodiceia, anos 1900 em diante (duração: ainda indeterminada).
Esta é a época em que estamos agora. O zelo do período anterior foi perdido e a fé entre a maior parte dos cristãos verdadeiros é morna. Esta é uma condição muito desagradável para o Senhor: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." [Apocalipse 3:15-16].
Quanto tempo durará a época de Laodiceia? Tudo indica que ela já esteja bem avançada e que poderá culminar a qualquer momento no cenário de fim dos tempos descrito no Apocalipse. Vale a pena observar que John Todd, um ex-membro de alto nível dos Illuminati, acreditava que o fim da época estava iminente já no fim dos anos 1970. Muitos outros analistas (atalaias posicionados sobre a muralha) acreditam que os Illuminati já quiseram dar sua vigorosa marretada antes, mas as condições não eram exatamente as corretas. Sabemos agora pela leitura do Apocalipse que os eventos acontecerão, de modo que não há nada que possamos fazer para impedir. Mas, como cristãos nascidos de novo, devemos fazer como Jesus mandou e observar os sinais, nos preparar apropriadamente e pregar as boas novas como nunca antes. Também devemos ter em mente que o Senhor é quem decide o calendário para os eventos, não os Illuminati e nem as forças das trevas.

Fonte: www.espada.eti.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM VINDO