terça-feira, 18 de março de 2014

REFUTANDO O PRÉ-TRIBULACIONISMO – PARTE 2

" Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim..." II Tess 2:3 (parte a)

O ensino sobre a vinda secreta de Jesus antes da tribulação e do aparecimento do Anticristo tem sido crido e amplamente disseminado na Igreja contemporânea sem nenhum questionamento ou investigação. Poucos sabem que esta doutrina não reflete a crença dos Pais da Igreja, ou sequer foi ensinada pelos reformadores. Surpreendentemente, por mais de 1800 anos, ninguém havia ensinado ou ouvido falar em um arrebatamento pré-tribulacionista.

Comumente, associa-se a origem do pré-tribulacionismo a John Nelson Darby (1800-1882), teólogo inglês do século XIX e líder do grupo reformista Os Irmãos de Plymouth. Os biógrafos de Darby o chamam de “o pai do dispensacionalismo moderno”. Darby, sem dúvida, foi o principal porta-voz desta alternativa escatológica que divide a volta de Cristo em duas etapas. Nem todos os de seu tempo, porém, aceitaram esta teologia. Entre os contemporâneos de Darby que rejeitaram o pré-tribulacionismo estão Jorge Müller, William Booth (fundador do Exército da Salvação), Carlos Spurgeon e um teólogo chamado Samuel Prideaux Tregelles. Tregelles foi um teólogo do século XIX e integrante dos Irmãos, o mesmo grupo a que Darby pertencia.
Em 1864, em seu livro The Hope of Christ’s Second Coming (A Esperança da Segunda Vinda de Cristo), Tregelles refutou abertamente a nova doutrina como sendo antibíblica.1 Ele atribuiu o surgimento do pré-tribulacionismo, não a Darby, mas a uma falsa profecia proclamada por um dos membros da Igreja Católica Apostólica - grupo liderado pelo eloquente pregador escocês Edward Irving (1792 – 1834). A  profetisa em questão era uma jovem de 15 anos chamada Margaret MacDonald (1815 – 1840).
Na primavera de 1830, na cidade escocesa de Port Glasgow, Margaret recebeu uma profecia em que um grupo seleto de cristãos era arrebatado durante uma vinda secreta de Cristo. A profecia foi preservada na íntegra em uma obra entitulada Memoirs (Memórias), escrita por uma testemunha ocular dos acontecimentos, o médico e pastor escocês Robert Nolton.  Na obra, Nolton atesta que essa menina de 15 anos chamada Margaret foi a primeira pessoa a dividir a vinda de Cristo em duas etapas. Edward Irving também pregou a doutrina de um retorno secreto de Cristo. É incerto qual a relação entre a teologia de John N. Darby, a profecia de Margaret MacDonald e os ensinos de Edward Irwing. O que se pode dizer é que estes três personagens entraram para a História da Igreja como os difusores simultâneos de uma nova doutrina, totalmente desconhecida antes do século XIX.
Darby visitou a América seis vezes e levou consigo a doutrina do “escapismo” (como é conhecida entre alguns, em alusão ao fato de a Igreja “escapar” da Grande Tribulação). Nos Estados Unidos, um erudito chamado Cyrus Ingerson Scofield (1843-1921) foi exposto aos ensinos de Darby. Scofield considerava Darby “o mais profundo erudito bíblico dos tempos modernos”.
Em 1909, Scofield publicou uma Bíblia com suas próprias notas marginais recheadas com o pré-tribulacionismo darbinista –  o famoso clássico da literatura dispensacionalista, entitulado A Bíblia de Scofield. A Bíblia de Scofield é sem dúvida a maior responsável pela disseminação da doutrina do escapismo nos EUA e, consequentemente, nos países evangelizados por missionários americanos, entre eles o Brasil.
Ao ser indagado se cria na doutrina das duas vindas de Jesus Cristo no final dos tempos, uma secreta e outra visível, o renomado avivalista G. Campbell Morgan (1863-1945) disse:
Enfaticamente, não! Conheço muito bem esta doutrina. Nos primeiros anos de meu ministério, cri nesta visão e a incorporei em um de meus livros. Mas, à medida que estudei mais o assunto, percebi o erro deste ensino [...]. A idéia de uma vinda de Cristo secreta e à parte é uma divagação da intepretação profética, e não dispõe de absolutamente nenhum fundamento biblico.
Assim como Morgan, muitos de nós aprendemos e ensinamos a doutrina do escapismo por muitos anos. Resta saber se teremos a mesma humildade que Morgan teve ao admitir o engano que cometeu. Espero colaborar com isso, nesta série de artigos sobre o Pré-tribulacionismo.

7 comentários:

  1. Jesus só Voltará uma vez assim que as Trombetas forem soadas e Jesus virá em Grande Glória na nuvens com Seus Anjos.
    Os Vivos não precederam aos mortos o que significa que primeiros o mortos em Jesus serão ressuscitados e glorificados em seus corpos e sua mente com a Lei de Deus e depois quase concomitantemente os ainda vivos durante a grande tribulação serão tb elevados nos ares se juntado aos anjos do Senhor. E assim a terra será destruída e todos serão levados ao Milênio para julgarem a Justiça de Deus.
    Esta estória Pré-tribulacionista é maligna e levará muitos a acreditarem e a perdição eterna. Muitos estarão por ai enganando trindo e esperando se isso mesmo ocorrer aí eu vou crer. Assim que "deixados pra trás" então terão uma segunda chance.
    Gente a 2ª chance é a Volta de Cristo. Cristo deu mais 2mil e tantos anos para que todos pudessem conhecer o Evangelho e depois fossem selados pelo espírito de Deus. Não sou adventista ou sabatista, porque nunca fui a um culto deles.
    Mas Deus me mostra claramente que Seus 10 mandamentos em Êxodo são imutáveis e que o Seu Santo sábado é o dia da discórdia universal.
    Muitos serão forçados a amar ao Domingo o dia Do Sol de Satanás e quem perseverar será também selado e salvo.

    ResponderExcluir
  2. REFUTAÇÕES À TEORIA PRÉ-TRIBULACIONISTA:
    Graça e Paz!
    Bom, prezados, a visão pré-tribulacionista apresenta muitos erros, entre eles: Os pré, desconhecem totalmente os três principais fundamentos Escatológicos: Grande Tribulação, Vinda de Jesus e Arrebatamento da Igreja. Uma Teologia que não domina esses três temas, pode pregar corretamente Escatologia?

    -O 1º ERRO PRÉ: Contemplam uma Grande Tribulação de apenas sete anos, baseada na “última semana de Daniel” (???). Dan. 9:24. Porém, nem Daniel, e nem as demais Escrituras afirmaram jamais, que “toda a Gr. Trib.” seria somente “sete anos”, pelo contrário, elas afirmam que esse tempo irá muito além.
    A Escritura diz, que esses sete anos num segundo plano, serão para todo o povo de Deus Israel/gentios da "última geração profética" perfazendo apenas “dois períodos de tribulação”, dentro de “QUATRO PERÍODOS” de toda a Grande Tribulação”.

    Em Seu ensino de Mateus 24, Jesus revelou a Igreja os vários sinais dos acontecimentos do fim, os quais viriam, não somente sobre o mundo pecador, mas também sobre sua Igreja; de forma prefigurativa para a Igreja de seus dias, e de forma total, sobre a Igreja mundial da última geração.

    -O 2º ERRO PRÉ: Confundem ”tribulação – a aflição daqueles dias”, com “a Grande Tribulação”. Acreditam que os sete anos da última semana de Daniel (dois períodos da Gr. Trib.), será “toda a Grande Tribulação”, desconhecendo que ela na sua totalidade, é formada por “QUATRO PERÍODOS”:
    1º- Princípio de dores, 2º- 1ª Besta, 3º- Anticristo, e a 4º ira do Cordeiro.

    Ao assumir essa interpretação, os Pré, dão um pulo de canguru sobre o Principio de Dores - terceira Guerra Mundial (o primeiro dos quatro períodos da Gr. tribulação) que virá, antes da última semana de Daniel;
    Mat. 24:
    6 “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.
    7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.
    8 Mas todas estas coisas são o princípio de dores”.

    Além de tropeçar também na questão “TEMPORAL” do período da Ira do Cordeiro, querendo que as pragas, sejam derramadas sobre os ímpios, dentro da última semana (?), antes, do tempo bíblico dela!
    Porém, as Escrituras mostram que isso não será possível de acontecer nos sete anos de tribulação; pois nesse tempo, o próprio Senhor, permitirá que o Dragão - Satanás transfira “seu poder ”p/ a Besta e o Anticristo” (Dan. 11:36 - 2Tes. 2:9 – Apoc. 13:7-11). Além do que, o Apocalipse mostra claramente que a Ira do Cordeiro com suas trombetas e taças das pragas, somente serão tocadas e derramadas, após a última semana (2 Tes. 2:1 a 3), e após a Vinda de Jesus em Glória (Apoc. 6:12 a 17 - Mat. 24:29-30).

    -O 3º ERRO PRÉ: Confundem a 1ª Besta com a outra Besta - o Anticristo:
    No Apocalipse 13 João foi claro ao mostrar duas bestas que dominarão o mundo, cada uma ao seu tempo. Porém, a pregação confusa dos pré, não conseguem discernir, qual Besta perseguirá quem? E qual Besta fará aliança com os israelitas?
    Em razão disso, afirmam erroneamente que o Anticristo “FARÁ ALIANÇA COM ISRAEL”. Porém, quem fará essa aliança com Israel, será a 1ª Besta, a qual será a precursora do Anticristo.
    Ao visualizarem só uma Besta, os pré mostram os versos em que ela perseguirá Israel, e não a Igreja (dizem que ela será arrebatada antes). Porém, esquecem que no período da 1ª Besta, Israel estará de aliança com ela, e que as perseguições serão mundialmente mesmo, sobre todo os cristãos, nos 42 meses dela (Apoc. 13:7).

    ResponderExcluir
  3. A MANIFESTAÇÃO DA 1ª BESTA (Apoc. 13:1 a 10). Perseguição maciça de todos os cristãos em todo o mundo.
    Depois “do primeiro período da G.T.” a 3ª guerra mundial (tempo indefinido, aqui?), tem inicio “o segundo período da G.T.” a contagem da primeira metade da “última semana de Daniel”, 42 meses da 1ª Besta (Apoc. 13:5), a qual fará uma aliança com Israel (Isa. 28:18), iniciando uma ferrenha perseguição aos cristãos em todo o mundo.
    Mat. 24:
    9 “Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
    10 NESSE TEMPO muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
    11 E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.

    Jesus foi claro ao mostrar no v. 10, “O TEMPO” do cumprimento maior da perseguição, “a tribulação para a Igreja da ultima geração”(Mat. 24:34); ou seja: depois do Princípio de Dores, a partir da manifestação da 1ª Besta.

    -A MANIFESTAÇÃO DA OUTRA BESTA - O ANTICRISTO (Apoc. 13:11 a 18).
    Perseguição maciça aos israelitas em todo o mundo, após os 42 meses da 1ª Besta, inicia o “terceiro período” tribulacional, a outra metade da “última semana de Daniel”, os 1.290 dias da outra Besta – Anticristo, a qual romperá a aliança com Israel, feita pela 1ª Besta antes, dando início aos terríveis dias da “angústia para Jacó” (Jer. 30:7).
    Mat.24:
    15 “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;
    16 Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;
    17 E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;
    18 E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.
    19 Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
    20 E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
    21 Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
    22 E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias”.

    Nesse “terceiro período tribulacional” – do Anticristo, a Igreja ainda estará presente no cenário mundial cerca de 30 dias, para testemunho das palavras do Senhor (Mat. 24:25“Eis que eu vo-lo tenho predito”); depois Ela fugirá e será protegida no deserto, fora da vista da serpente (Anticristo), onde será sustentada por 1.260; os dias finais do período absoluto do Anticristo (Apoc. 12:6). Então voltará e perseguirá “O RESTO DA SEMENTE DA MULHER - IGREJA”, os remanescentes israelitas (Apoc. 12:17).

    ResponderExcluir
  4. -O 4º ERRO PRÉ: Não enxergam, e nem respeitam a sequência perfeita dos fatos tribulacionais, anunciados por Jesus em Mateus 24, do verso 5 ao 28. Como também não querem enxergar, que (antes) dos versos 29,30 e 31, Jesus não fala para a Igreja de Sua Vinda e do arrebatamento.

    Depois dos 1.290 dias do Anticristo (a outra metade da última semana), Jesus acentuou outra vez “a tribulação daqueles dias”, que viria "antes de sua Vinda, sobre Seu povo: Igreja/Israel:
    Mat. 24:
    29 “E, LOGO DEPOIS DA AFLIÇÃO DAQUELES DIAS, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
    30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.
    31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”.

    A GRANDE TRIBULAÇÃO ACABA COM A VINDA DO SENHOR?
    Não! As escolas teológicas: Pré, Meso ou e até algumas Pós-tribulacionistas (I.A.S.D), pregam erroneamente que a Grande Tribulação acaba com a vinda de Jesus. Porém, após a Vinda do Senhor ela acaba sim, mas para a Igreja...
    Sofonias 2:
    3 “Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor”.
    Porém, ela continuará para os ímpios.
    Tes. 1:
    8 "Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
    9 Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder"
    .
    A IRA DO CORDEIRO:
    A partir da Vinda de Jesus, inicia “o quarto e último período da Gr.Tribulação,”a Ira do Cordeiro, o tempo mais temido pela Besta, Anticristo e todos os reis e pecadores da terra, pois perseguiram, derramaram o sangue do povo de Deus (gentios e israelitas) antes.
    Apoc. 6:
    15 “E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
    16 E diziam aos montes e aos rochedos: Cai sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, E DA IRA DO CORDEIRO.
    17 Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?"

    Nesse tempo cumprir-se-á os dias da vingança, o grande dia do Senhor – confundido por muitos, com o momento de Sua vinda; por outros com um dia apenas de 24h. Porém as Escrituras afirmam que, será um longo tempo de Juízos de Deus (Isa.13:5 a 13), chamado, o dia da vingança do Nosso Deus, que cairá sobre a cabeça dos ímpios (Isa. 35:4 - 66:18 – Jd. 14-15). Em Mateus, esse dia recebe outro nome: A colheita “primeiro do joio” (Mat. 13:30;40,41 e 49).
    Essa vingança do Senhor Inicia a partir do toque da 1ª trombeta (Apoc. 8:7), das seis das pragas, sendo que a Sétima ou Última trombeta, é a do tempo da ressurreição dos mortos e do arrebatamento (Apoc. 11:15 a 18), e continua com o derramar das sete taças da ira de Deus (Apoc. 15), e acaba na Batalha do Armagedom na consumação dos séculos, antes do Milênio.

    Jaime e Júlio – Curitiba Pr. - Receba gratuitamente os gráficos do Apocalipse pelo Email Jaime.ap@hotmail.com - SEMINÁRIO ESCATOLÓGICO GRATUITO

    ResponderExcluir
  5. apsjc.

    O senhor disse que virá depois da grande tribulação: vejam isso.

    MATEUS 24:29,30,31 E, logo depois da aflição daqueles dias,... 30...Verão o Filho do homem... 31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus;
    MARCOS 13:19... Porque naqueles dias haverá uma aflição tal,... 24... Depois daquela aflição,... 26 E então verão vir o Filho do homem nas nuvens...

    JESUS VEM AO SOM DA SÉTIMA TROMBETA VEJA:

    APOCALIPSE 10:6... Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos;
    I CORÍNTIOS 15:52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, “ante” a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

    PRE-TRIBULAÇÃO E MID-TRIBULAÇÃO SÃO ADULTERAÇÕES DA PROFECIA E SUJEITA QUEM PREGA ISSO TER O NOME RISCADO DO LIVRO DA VIDA. VEJA

    APOCALIPSE 22:18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    TENHO dois estudos somando mais de trezentas e cinquenta paginas abordando o tema arrebatamento e um terceiro sobre o corpo único de Cristo. acesse os em www.revelacaodabiblia.com.br
    Não se deixe enganar, como disse Paulo, e não se deixe condenar. rejeite qualquer pregação diferente de PÓS-TRIBULAÇÃO.
    APSJC

    ResponderExcluir
  6. O ensino racional dispensacionalista do qual faz parte a pré-tribulação foi inventado pelo teólogo e falso profeta John Nelson Darby, (1800/1882) e adotado por Cyrus Ingerson Scofield (1843/1921). Esse ensino é uma HERESIA APOSTATA. Posto que todos os seus muitos tentáculos doutrinários contenham desprezo ao que o Senhor ensina nas sagradas escrituras.
    Infelizmente essas filosofias teológicas têm sido amplamente aceitas em quase todas as igrejas evangélicas. Alguns adotaram essas doutrinas por não conhecerem a verdade sobre essas doutrinas malignas, por isso acham que DISPENSAÇÃO E PRÉ-TRIBULAÇÃO é o “mais certo”.
    Muitos evangélicos esquecem que frente à bíblia NÃO EXISTE “O MAIS CERTO”, pois uma doutrina se é bíblica ELA É TOTALMENTE CERTA, É VERDADEIRAMENTE ESPIRITUAL.
    Se UMA DOUTRINA contém fermento HUMANO, OU DEMONÍACO, não é o mais certo, nem o menos certo, É SIMPLESMENTE ERRADA, HERÉTICA, IDÓLATRA, porque contém desrespeito à palavra de Deus.
    Para haver arrebatamento é necessário fazer a primeira ressurreição e a transformação dos salvos vivos. Para que isso tudo ocorra é necessário que Jesus venha à segunda vinda.

    Jesus não veria uma vez para fazer SOMENTE O ARREBATAMENTO, isso não existe na bíblia.

    O “dragão” leva o homem a desobedecer à palavra do Senhor desde o jardim do Éden. O inimigo usa as forças do mal, “as serpentes/os demônios”, para dissiminar suas doutrinas de demônios. Foi o que ele fez para levar Eva a abandonar a palavra do Senhor.

    Deus diz algo e o inimigo faz de Deus um mentiroso, ao apresentar outra palavra, como se Deus estivesse errado.

    Deus diz algo e o inimigo desdiz com outra palavra “boa para se comer e agradável aos olhos, desejável para dar entendimento” ai o homem toma do seu fruto, e come. Semelhante ao relatado em GENESIS 3:6.

    O inimigo também poderá usar outro ser humano, à semelhança de quando ele usou Eva com outra mensagem, para induzir Adão a desobeder à palavra do Senhor.

    Em toda a bíblia, vemos Deus trazendo a sua profecia, a sua doutrina sobre algo, e vemos o inimigo interferir com seus ensinos malignos, contrários à palavra do Senhor.

    Independente do meio que o inimigo usar, o resultado é a condenação do homem que atender a voz do inimigo. O juizo vem sobre o homem por ter deixado a palavra do Senhor, por seguir doutrinas contrárias à palavra de Deus. Isso é o que ocorre com o ensino humano/demoníaco conhecido como DISPENSAÇÃO E PRÉ-TRIBULAÇÃO.

    Deus prescreveu tudo sobre a segunda vinda visível de Jesus, depois da grande tribulação, e o INIMIGO, usando homens, DISTORCEU TUDO com uma palavra agradável aos olhos humanos, uma palavra boa para se alimentar, desejável para anunciar,... do tipo: “A igreja não passaria pela grande tribulação”... Muitos correram após isso, abandonaram a doutrina do Senhor, e seguiram doutrinas maléficas.

    DIZER QUE A IGREJA NÃO ESTARÁ NA GRANDE TRIBULAÇÃO é algo agradável, alimenta o coração dos servos. NO ENTANTO, não é a verdade descrita na palavra do Senhor. Uma vinda às escondidas, e antes da grande tribulação, NÃO É O QUE O ESPIRITO DISSE à igreja.

    O RESULTADO DE PREGAR a doutrina dispensacional-pretribulacionista É A CONDENAÇÃO DOS SERVOS, PREGADORES DISSO, POSTO QUE Seja UM ACRESCIMO/SUPRESSÃO À PALAVRA DE DEUS. (Apoc.:22:18,19).

    MAIS DETALHES leia em: WWW.REVELACAODABIBLIA.COM.BR (sobre corpo e sobre arrebatamento).

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO BEM VINDO